Skip to Content

ÁGUAS E FLORESTAS EM PERIGO! DIGA NÃO À DEGRADAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL

 

Diga não à degradação do Código Florestal
O Código Florestal, lei que protegia o patrimônio natural brasileiro, foi desmantelado. Em 25/05/2012 o Congresso aprovou a Lei 12.651/2012, que substituiu o Código Florestal vigente desde 1965. Muitos setores da sociedade brasileira se mobilizaram  em defesa desse patrimônio, baseados no conhecimento científico que traz subsídios definitivos sobre a importância das florestas na manutenção da qualidade da água, do solo e do ar. Análises, estudos, pesquisas, palestras, manifestações de rua, abaixo-assinados, protestos em Brasília, enfim, todos os esforços resultaram infrutíferos na conscientização dos parlamentares e do governo e seus ministros. A bancada ruralista demonstrou o seu poder e com argumentos de fácil assimilação por aqueles que não tem conhecimento sobre o assunto, triunfaram com vitórias significativas, movidos por interesses retrógrados e imediatistas. E a presidenta Dilma Rousseff cuja promessa de campanha era de não diminuir a proteção ambiental, acabou por não cumpri-la.

Segundo dados da TNC (The Nature Conservancy), o Brasil perdeu entre 15% e 40% de áreas previstas para a conservação obrigatória; alega-se que apesar dessa perda, o novo código facilitará a regularização ambiental, o que no final, poderá resultar em benefício para a conservação. Isso só o tempo nos mostrará, pois diminuir a proteção ambiental quando já estamos sobrecarregando o meio ambiente com impactos excessivos e não sustentáveis, jamais poderá ser considerado boa política.

O MOVIMENTO SOS FLORESTAS PARANÁ,  reuniu mais de 40 entidades e centenas de pessoas na MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DO CÓDIGO FLORESTAL, PELAS FLORESTAS E PELA VIDA.
 
 
  
 
 


Dr. Radut | story