Skip to Content

Caroba

Família: 

Bignoniaceae

Nome científico: 

Jacaranda puberula

Descrição Morfológica: 

Árvore de 4 a 8 m de altura, com casca fissurada longitudinalmente, geralmente cinza-esbranquiçada. Suas folhas são opostas, compostas imparipinadas de 20 a 25 cm de comprimento, com folíolos glabros de 3 a 5 cm. Em geral forma tronco esguio e abre ramificações somente na copa. 

Flores e Frutos: 

Suas flores são tubulosas e roxas com 4 a 7 cm de comprimento, dispostas em inflorescências nas extremidades dos ramos. A floração é muito ornamental e ocorre nos meses de agosto e setembro. Os frutos são secos do tipo síliqua arredondada ou ovalada, lenhosos com comprimento variando entre 5 e 7 cm. Sua maturação ocorre entre fevereiro e março. As sementes são aladas.

Características Ecológicas: 

Secundária inicial, decídua e heliófita. Muito comum na Floresta Ombrófila Mista, especialmente nas florestas secundárias em estágio médio de sucessão. Nas florestas mais conservadas ocorre de forma mais esparsa, ocupando clareiras e bordas. De forma mais ocasional pode ocorrer na Floresta Ombrófila Densa e nas Restingas.

Ocorrência Natural: 

Do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. No Paraná ocorre na Floresta Ombrófila Mista, na Floresta Ombrófila Densa e nas Restingas (Formações Pioneiras de Influência Marinha).

Usos: 

Árvore bastante ornamental, indicada para arborização urbana especilamente de ruas estreitas e sob redes elétricas, devido ao seu pequeno porte. Também pode ser usada para paisagismo em jardins e chácaras. Seus frutos secos são utilizados na confecção de artefatos artesanais como brincos, colares e móbiles.

Aspectos de Cultivo: 

As sementes possuem baixa viabilidade de armazenamento, não ultrapassando 3 meses. A germinação inicia entre 8 a 15 dias após a semeadura podendo apresentar poder germinativo geralmente superior a 80%. As mudas apresentam desenvolvimento moderado.

Bibliografia de apoio: 

“Árvores Brasileiras, Vol.1” (LORENZI, 1992);
 

Grupos: 
Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa)
Floresta com Araucária (Floresta Ombrófila Mista)
Ornamentais
Restingas (Formações Pioneiras de Influência Marinha)
Secundárias


Dr. Radut | especie